domingo, 29 de maio de 2011

Design Ecológico

Design ecológico ou ecodesign é o termo para uma crescente tendência mundial nos campos da arquiteturaengenharia e design ( e biologia) em que o objetivo principal é desenvolver produtos, sistemas e serviços que reduzam o uso de recursos não-renováveis e/ ou minimizem o seu impacto ambiental sendo assim amigáveis para o meio ambiente.
O ecodesign é a aplicação prática de requisitos ambientais de projeto desde o inicio, substituindo então a matéria-prima, materiais, tecnologia, processos, manufatura por outros menos nocivos ao meio ambiente.

Devemos lembrar que o design ecológico além de um papel tecnológico, de otimização, também tem um papel educativo, já que conscientiza o consumidor sobre o seu presente impacto negativo no ambiente, e como é possível minimizar esse impacto negativo pelo consumo de produtos, sistemas, serviços ecológicos.
O ecodesign é, acima de tudo, o reconhecimento de que como civilização devemos aproximar-nos novamente da Natureza e aprender ou reaprender dela os seus processos naturais e aplicá-los quando possível ao mundo material e artificial do homem.
Alguns princípios abaixo do ecodesign são fielmente cumpridos desde o momento em que o designer e engenheiro tem um novo projeto. O ecodesign também permite exploração de novos conceitos de produtos, sistemas, serviços já que a tendência é a miniaturização da tecnologia, e o uso cada vez mais de materiais derivados da natureza.
O ecodesign pode ser classificado como uma etapa anterior ao design sustentável,conceito usado errôneamente, já que a ideia de uma sociedade sustentável em todos os seus âmbitos implica uma mudança de todos os sistemas de produção, manufatura, consumo e pós-consumo.
Essa mudança ainda não é possível, assim por agora temos o design apenas ecológico e não sustentável. Essa mudança de paradigma deve ocorrer em um novo sistema de pensamento, de inovação, não podemos pedir um novo sistema civilizacional, usando parâmetros, ferramentas deste sistema presente que causou a presente crise global ambiental e financeira.
Mas podemos aproveitar com carinho a natureza e muito estilo o que ele tem a nos oferecer!



O legal de todas essas decorações é que elas são lindas e feitas sem agredir a natureza!


Vamos decorar sem destruir?
Beijinhos...


9 comentários:

  1. vc ganhou nosso sorteio!!
    parabéns!!
    como faço para te entregar?

    ResponderExcluir
  2. ola!! tem selinho pra vc no meu blog!
    http://dayse177.blogspot.com/2011/06/mais-um-selinho.html
    espero que goste!!
    beijossssssss

    ResponderExcluir
  3. Ah que bom adorei ganhar e te conhecer pessoalmente!

    ResponderExcluir
  4. Adorei esse post. Eu te dei o selinho também. Bju!

    ResponderExcluir
  5. http://kablush.blogspot.com/2011/06/selinho-versatile.html

    ResponderExcluir
  6. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  7. Hummm massa esse post... e a decoração é linda mesmo, e sem agredir a Natureza então é melhor ainda!!!!! Adorei seu Blog amiga!! Parabéns!!!

    ResponderExcluir