terça-feira, 24 de maio de 2011

TPM- Há como melhorar os sintomas???





Tá de mal humor? Com vontade de chorar? De mal com o mundo? Já sei! TPM.
Muitas mulheres como eu sofrem com esse mal, são aproximadamente 8 em cada 10 mulheres que pelo menos uma vez em cada 3 meses sofrem com esse turbilhão de emoções trazidas pelos hormônios da tensão pré mensntrual.

Mas pra podermos nos defender dela, primeiro temos que saber do que exatamente se trata esse bicho de 7 cabeças que nos incomoda tanto uma semana antes da menstruação chegar.

Também conhecida por TPM, é um conjunto de sintomas físicos e comportamentais que ocorrem na segunda metade do ciclo menstrual podendo ser tão severos que interfiram significativamente na vida da mulher.
A TPM é uma desordem neuropsicoendócrina com sintomas que afetam a mulher na esfera biológica, psicológica e social.
A tendência hoje é acreditar que a função fisiológica do ovário seja o gatilho que dispara os sintomas da síndrome alterando a atividade da serotonina (neurotransmissor) em nível de sistema nervoso central.
Os sintomas mais comuns  são: DESCONFORTO ABDOMINAL, MASTALGIA CEFALÉIA, FADIGA, IRRITABILIDADE, TENSÃO, HUMOR DEPRIMIDO, HUMOR LÁBIL, AUMENTO DO APETITE, ESQUECIMENTO E DIFICULDADE DE CONCENTRAÇÃO, ACNE, HIPERSENSIBILIDADE AOS ESTÍMULOS, RAIVA, CHORO FÁCIL, CALORÕES, PALPITAÇÕES e TONTURAS. 

Depois de tudo isso o que devamos fazer para melhorar esses sintomas???
Primeiro, para quem tem a menstruação descontrolada:

Esse tipo de pessoa deve ter um diário onde irá anotar as datas de pelo menos suas duas últimas menstruações e deve fazer um exame de hormônios para tentar tomar algum medicamento que regule a menstruação. Isso é importante porque quando a menstruação é regulada podemos prever exatamente os dias da TPM para poder tratar corretamente o problema. Para as outras que como eu não sofrem desse problema de menstruação desrregulada basta apenas fazer o seguinte:

1ª Nesse período alimente- se mais de frutas, pois elas possuem os açúcares necessários para produzir a energia que o seu cérebro precisa para melhorar os sintomas.
2ª Evite discussões com os outros se vc sentir que o clima pesou com as pessoas saia e vá andar pra reçaxar a sua mente.
3ª Quando vc estiver com aquela cólica infernal e o remédio não adiantar, abra um biscoito de chocolate ou coma o chocolate que a dor com certeza vai melhorar sabe por que? O chocolate contém um hormônio chamado endorfina e esse é o mesmo hormônio que nos dá a sensação de felicidade por isso que é tão prazeroso comar chocolate, mas não é só por isso esse hormônio vai suavizar as contrações do seu útero melhorando a dor!
  
Bom espero que essas dicas tenham servido pra amenizar esse problema tão chato em nossas vidas femininas.


Beijinhos...
Não esqueça de comentar!!!


Nenhum comentário:

Postar um comentário